De plantio de cana a venda de veículos: veja cargos que mais empregam na região de Piracicaba
30/05/2024
Lista com dados de abril é puxada pela agricultura, mas também é composta por postos na indústria, comércio, serviços e construção. Mês tem saldo positivo de 2,5 mil empregos. Colheita da cana-de-açúcar em fazenda: setor foi um dos que mais empregou em abril na região de Piracicaba
Fazenda Cerejo
Cargos de cultivo de cana-de-açúcar, transporte de cargas, comércio e reparação de veículos e fabricação de produtos têxteis foram os que mais empregaram com carteira assinada na região de Piracicaba (SP) em abril deste ano.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizados nesta quarta-feira (29), e mostram que a região teve um saldo positivo de 2,5 mil vagas no período, uma redução de 4,8% em relação ao mesmo mês no ano passado.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba e receba notícias no WhatsApp
A lista com os cargos que mais empregaram em abril de 2024 é puxada pela agricultura, mas também é composta por outros setores, como indústria, comércio, serviços e construção. Confira abaixo os 15 postos com maiores saldos positivos:
Atividades de apoio à agricultura não especificadas - 330 vagas criadas
Cultivo de cana-de-açúcar - 266
Transporte rodoviário de carga - 246
Comércio e reparação de automóveis e motos - 182
Fabricação de produtos têxteis - 176
Fabricação de produtos de material plástico - 116
Fabricação e refino de açúcar - 111
Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos - 96
Fabricação de veículos, reboques e carrocerias -78
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita na agricultura - 73
Atividades de atendimento hospitalar (exceto PS e urgências) - 63
Serviços prestados a empresas não especificadas - 60
Obras de acabamento na construção civil - 59
Comércio varejista de produtos não especificados - 50
Terraplanagem para construção - 49
De maneira geral, o setor de serviços puxou o saldo positivo de vagas na região, com 787 empregos criados durante o mês, seguido pela indústria, com 715. Veja no gráfico a seguir:
Resultados por cidade
A metrópole foi a que teve o melhor saldo de empregos no último mês, com 599 postos criados. Na cidade, diferente do cenário na região, o setor de agropecuária puxou a alta, com saldo positivo de 232 vagas.
Em termos de perfil, entre os 599 novos postos de trabalho em Piracicaba, 297 são homens e 302 mulheres. Por grau de instrução, a maioria das contratações foi de pessoas com o ensino médio completo, somando 421.
Veja dados de outras cidades da região no quadro abaixo:
Saldo menor que abril de 2023
Na comparação com o mesmo mês de 2023, foram criados 128 empregos a menos em abril deste ano.
Já na comparação com os demais meses de 2024, o resultado fica acima do saldo de janeiro, mas abaixo de fevereiro e março, conforme mostra o gráfico:
Alta de 18,2% no acumulado do ano
Por outro lado, em relação ao acumulado do ano, o primeiro quadrimestre de 2024 teve um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram gerados 9,7 mil postos neste ano e 11,4 mil nos quatro primeiros meses de 2023.
Melhora salarial
Os resultados positivos no mercado de trabalho também foram acompanhados por melhora salarial para quem está empregado. É o que aponta pesquisa do Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba divulgado no último dia 15, também com base em dados do Caged.
De acordo com o estudo, houve melhora nominal (6,4%) e real (1,7% - descontado o IPCA) dos salários médios de admissão.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esse ganho salarial reflete e o bom desempenho das negociações salariais do primeiro trimestre do ano, provavelmente favorecidas pela valorização do salário mínimo em janeiro, que sofreu reajuste de 6,97% sobre o valor vigente desde maio/2023.
De acordo com o órgão, 85% das negociações realizadas no início do ano tiveram reajustes acima da inflação.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba.